O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores no Brasil.
Para que serve o Seguro DPVAT? O objetivo principal do Seguro DPVAT é indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, oferecendo suporte financeiro para despesas médicas, invalidez permanente e, em casos extremos, o seguro também fornecia indenização por morte. O Seguro DPVAT é uma forma de assegurar que as pessoas afetadas por acidentes de trânsito recebam assistência adequada, independentemente de sua situação financeira ou da culpabilidade pelo ocorrido.
Vale ressaltar que, em dezembro de 2020, o DPVAT teve seu fim anunciado pelo Governo Federal, porém, em janeiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a extinção do seguro, mantendo-o obrigatório.
Quando pagar o DPVAT? O Seguro DPVAT é pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os valores arrecadados eram utilizados para custear as indenizações às vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, uma parte do valor arrecadado era destinada ao Ministério da Saúde para custear o atendimento médico-hospitalar às vítimas. Portanto, até o momento, o pagamento do DPVAT continua sendo exigido para todos os proprietários de veículos no Brasil.
Como dar entrada no processo do Seguro DPVAT? Para dar entrada no processo do Seguro DPVAT, é necessário ter em mãos todos os documentos comprobatórios exigidos tais como Boletim de Ocorrência do acidente de trânsito, RG, CPF, entre outros. É comum haver dúvidas sobre quais documentos é necessário apresentar para receber a indenização do Seguro DPVAT, inclusive em como acompanhar o processo depois de iniciado.
Para que você tenha total assessoria e suporte no seu processo de entrada no Seguro DPVAT, fale com a MC Seguros (em Belo Horizonte – MG).